O que é o ciclo do carbono?
O ciclo do carbono é o processo natural pelo qual o carbono circula entre os quatro subsistemas terrestres. Este é essencial para a manutenção da vida na Terra e influencia, diretamente, o clima global. O carbono encontra-se armazenado em vários reservatórios terrestes tais como: os solos, as rochas, os ecossistemas aquáticos e a atmosfera encontrando-se em constantante circulação nestes ambientes.

O dióxido de carbono encontra-se na naturesa sob diversas formas, no entanto, é o dióxido de carbono gasoso (existente na atmosfera ou dissolvido na água que serve de base a sintese de materia orgânica pelos seres vivos.

Fixação do Carbono pelos seres produtores durante a realização da fotossintese, passando a fazer parte de moléculas orgânicas que integram esses seres vivos.

Os combustíveis fósseis resultam da acumulação de detritos organicos em mares, ambientes lagunares ou lacustres. Quando há a deposição de restos orgânicos em ambientes com falta de oxigénio estes vao sendo transofrmados e formam-se o carvão, petróleo e o gas natural.

Transferência para a cadeia alimentar: Os átomos de carbono vao sendo transferidos através dos diferentes organismos que constituem os níveis tróficos das cadeias alimentares.

Grande parte do carbonato de cálcio que existe nos oceanos é proveniente de organismos com conchas (moluscos) que, devido ao processo de acidificação das águas, sofrem dissolução e permitem a acumulação de calbonato de cálcio no meio. Mais tarde quando, as condições são favoráveis, o carbono volta a precipitar ficando incorporado nas rochas.

Libertação para a atmosfera através de processos naturais como a respiração ou de processos antrópicos, como por exemplo, a queima de combustíveis fosseis.

Quando ocorre a morte dos seres vivos, os cadáveres, pela a ação dos decompositores sao transformados em matéria mineral.
